top of page

Módulo I

E.M. Alice Coutinho

Módulo I: Bem-vindo

Trabalho Final - Módulo I

Org. Marianna Feitosa Duarte

O trabalho apresenta: Apresentação da equipe; Análise da Conjuntura Atual da Escola-Campo; Projeto de Planejamento das Intervenções; Intervenções Planejadas; Relatos de Experiência.

Alice-Final.jpg
Módulo I: Arquivos

Relatos de Experiência

Abaixo estão disponibilizados os slides apresentados pelos Residentes no I Seminário Interno dos Programas PIBID e Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Goiás.

Módulo I: Texto

Práticas Pedagógicas na Educação Física em tempos de Pandemia um ensino para além das práticas de estágio

Residente: Daniel Monteiro do Carmo Braga

Resumo: Esse estudo caracteriza-se como um relato de experiência, que busca compreender as experiências advindas do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária Goiânia/ESEFFEGO. Primeiramente, objetivou-se analisar o percurso trilhado ao longo da residência pedagógica, apontando assim, os documentos legais que serviram como base para o cumprimento do programa. Diante disso, foi possível apontarmos a sistematização dos trabalhos desenvolvidos, reconhecendo desde o período formativo; construção dos planos de aula e a regência propriamente dita. Os resultados gerados a partir desse estudo foi que o programa permite uma compreensão ampla sobre a formação docente, além do mais, o conhecimento sobre o espaço escolar. Logo, chega-se à conclusão que é possível ter uma experiência efetiva de como é a realidade da prática pedagógica.

Módulo I: Arquivos

Formação no Programa Residência Pedagógica: dança nas aulas de Educação Física

Residente: Guilherme Luis dos Santos

Resumo: O programa residência pedagógica tem por objetivo em completar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo oportunidades de exercer características básicas da docência com diversas intervenções na escola, bem como foi realizado todo um processo de imersão de estudo cientifico da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada dentro das propostas de atividades concluídas, em torno da formação teórica dos acadêmicos, é construída a partir da abordagem critico – superadora. Porquanto usou-se as plataformas de estudos como Google Meet, WhatsApp, Youtube, Facebook, Blog do programa Residência Pedagógica. Houve a análise imergindo a leitura do DC – GO (Documento Curricular para Goiás Ampliado) Anos Iniciais e artigos relacionados a BNCC. Diante dos resultados alcançados houve poucas obtenções sobre o acesso das aulas assíncronas da escola campo e poucas participações nas aulas de Educação Física voltados para o conteúdo dança.

Módulo I: Arquivos

A realidade do Ensino Remoto Emergencial: Uma experiência com a Educação Física na rede pública de ensino

Residente: Izadora Teles Carvalho

Resumo: O relato visa retratar as experiências adquiridas pelo Programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Goiânia. A metodologia utilizada foi observação não estruturada, baseada no que foi discutido em reuniões com a equipe da Residência Pedagógica e também com pesquisas bibliográficas, a partir dos documentos curriculares educacionais. Das aulas produzidas foram ministradas quatro aulas em uma escola da Rede Municipal de forma remota devido a pandemia atual do COVID-19, em uma turma de ensino fundamental que continha 33 alunos. O conteúdo proposto retrata sobre práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, com atividades teóricas e práticas, utilizando videoaulas, contudo, apenas 9,1% dos alunos deram o retorno da atividade. Com relação a isso, pode-se perceber a baixa adesão do Ensino Remoto Emergencial na Rede Municipal de Goiânia. Portanto a experiência no ambiente escolar foi de extrema importância no processo de crescimento dos residentes.

Módulo I: Arquivos

Programa Residência Pedagógica: realidade dos processos pedagógicos da Educação Física em tempos de pandemia

Residente: Rahaby Nayanne Vieira Carvalho

Resumo: O presente trabalho, trata-se da experiência desenvolvida por uma graduanda de Educação Física, a partir do Programa Residência Pedagógica Edital 1/2020, financiado pela CAPES, no qual, foi construído a partir de algumas etapas, como a de estruturação e preparação dos residentes para ação pedagógica. A perspectiva teórica utilizada nessa proposição, foi a Crítico-Superadora, que tem como ponto de partida a Pedagogia Histórico-Crítica. O Programa Residência Pedagógica, revelou-se em uma importante oportunidade para o discente se familiarizar com o contexto escolar, como também, descobrir e refletir as possibilidades e os desafios que perpassam o chão da escola. E por fim, comprovar que teoria e prática são elementos inseparáveis e indispensáveis à prática docente.

Módulo I: Arquivos

Educação na pandemia: um relato de experiência das aulas remotas de Educação Física desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica

Residente: Raynara Rodrigues Da Cruz Da Silva

Resumo: Este relato de experiência é resultado da vivência do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, no núcleo de Educação Física, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Devido a Pandemia da COVID-19 às aulas aconteceram de forma remota, e foram mediadas por tecnologias. Às escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH), e a plataforma Conexão Escola para desenvolverem suas atividades educacionais. Aos alunos que não possuíam acesso aos recursos digitais eram entregues atividades na versão impressa. Ministramos às aulas baseados na abordagem Crítico-Superadora, tentamos garantir que os alunos tivessem acesso às mesmas atividades, portanto, realizávamos adaptações nas atividades impressas. Apesar dos esforços, nota se que durante às regências poucos alunos conseguiram acompanhar às aulas o que evidência as falhas desse formato de ensino. A instituição de fomento financiadora do trabalho foi a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Módulo I: Arquivos

As possibilidades da dança como linguagem no ensino fundamental durante a pandemia do Covid-19: um relato de experiência numa instituição educacional no ensino remoto em Goiânia/Goiás

Residente: Marianna Feitosa Duarte

Resumo: Esse relato trata-se de uma experiência vivenciada pela licencianda em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ESEFFEGO que articulou o conteúdo Dança em uma turma de 8° ano, com a abordagem metodológica crítico-superadora. Possui como objetivo descrever, analisar e problematizar toda a sua trajetória no primeiro módulo do Programa, a qual foi experienciada pela modalidade de ensino remoto. Por fim, a principal dificuldade encontrada durante as intervenções, foi quanto ao meio de comunicação e a baixa acessibilidade das aulas, que dificultou o acompanhamento entre o ensino e a aprendizagem, já que muitos alunos foram afetados (por falta de materiais que possibilitassem o acesso e também, pela rede de internet), ocasionando um problema de ingresso nas atividades propostas. Por fim, a relevância dessa experiência, apresenta diversas contribuições, tanto para a formação acadêmica quanto, para a formação humana.

Módulo I: Arquivos
bottom of page